Home / Blog

WhatsApp Image 2025-01-23 at 15.36.55

Educação adventista capacita professores e funcionários em primeiros socorros

Grupo de servidores, professores e administradores da educação adventista em Goiás sendo capacitado. Foto: Kêmile Gonzaga

A Educação Adventista no estado de Goiás realizou um treinamento essencial para capacitar professores, servidores e administradores em primeiros socorros, cumprindo as exigências da Lei Lucas (Lei nº 13.722/2018). Servidores das nove unidades goianas participaram da capacitação, com conteúdos teóricos e práticos sobre primeiros socorros. O curso, que aborda técnicas como ressuscitação cardiopulmonar (RCP), controle de hemorragia e desengasgo, garante às escolas o Selo Lei Lucas, válido por dois anos. Mais do que atender às normas legais, o treinamento é um compromisso com a segurança das crianças. O objetivo é preparar os profissionais para lidar com emergências e salvar vidas. “Este treinamento é sobre prevenção e cuidado. Nossa missão é proteger a vida de cada aluno sob nossa responsabilidade”, destacou o pastor Thiago Maillo, diretor da Educação Adventista em Goiás. Criada em 2018, a Lei Lucas homenageia Lucas Begalli Zamori, que faleceu após engasgar durante um passeio escolar. Para Maillo, a capacitação vai além da regulamentação: “Estamos formando equipes que podem salvar vidas, prevenindo tragédias com ações rápidas e corretas. Isso reflete nosso compromisso com o cuidado integral – físico, emocional e espiritual – dos nossos alunos.” O professor Paulo Júnior de Souza Porto, palestrante do evento e especialista na Lei Lucas, destacou a baixa adesão à lei no Brasil. “Menos de 5% das escolas estão reguladas. A Lei Lucas é fundamental, mas muitas instituições só procuram treinamento após incidentes. A Educação Adventista está na vanguarda, promovendo a conscientização e salvando vidas”, disse.

Pastor Thiago Maillo, líder da rede educacional adventista no estado de Goiás em treinamento sobre primeiros socorros. Foto: Kêmile Gonzaga

Preparação essencial

Douglas Luz, diretor do Colégio Adventista Novo Mundo, reforçou a relevância do curso. “Hoje, nossos colaboradores estão capacitados para atender emergências envolvendo alunos, colegas e até visitantes. Essa preparação é indispensável para garantir a segurança de todos”, afirmou.

Para Thiago Maillo, o impacto da capacitação vai muito além do ambiente escolar. “Nós tivemos relatos de pais e professores que aplicaram essas técnicas e salvaram vidas em situações cotidianas, dentro e fora da escola. Isso prova que o conhecimento adquirido aqui transforma vidas”, ressaltou.

Rose Quadros, monitora da Escola Adventista de Rio Verde. durante treinamento em Goiânia. Foto: Kêmile Gonzaga

Relatos emocionantes

Rose Quadros, monitora da Escola Adventista de Rio Verde, compartilhou sua experiência pessoal. “Minha filha engasgou com fruta e leite ao mesmo tempo, e graças a um curso básico de primeiros socorros, consegui salvá-la. Agora, me sinto ainda mais preparada para agir com agilidade e salvar vidas, seja em casa ou no trabalho”, disse.

A auxiliar de serviços gerais no Colégio Adventista do Setor Pedro Ludovico, em Goiânia, Maria Antônia Souza Santos, vivenciou algo bem semelhante, quando sua filha também engasgou relembrou o caso de sua filha. “Ela engasgou com um caroço de pitomba. Agi no desespero e consegui salvar sua vida, mas, com o que aprendi aqui, seria muito mais fácil. Agora, sei como agir sem nervosismo e com mais precisão”, explicou.

Em ambos os casos, as profissionais afirmaram que estão mais preparadas com o treinamento para atender as demandas de socorro, caso venha a ser preciso. “Esse treinamento mostra como devemos reagir em situações adversas, principalmente de engasgo. Então, nossos alunos estarão mais seguros, sem dúvida alguma”, enfatizou Rose Quadros.

Professores e servidores em capacitação sobre primeiros socorros em Goiânia. Foto: Kêmile Gonzaga

Cuidado com o futuro

A Educação Adventista reafirma, com a capacitação, seu compromisso com a segurança e bem-estar de alunos e colaboradores. “Prevenção é cuidado. E cuidar é a nossa missão”, concluiu Thiago Maillo, reforçando que o treinamento não é apenas uma obrigação, mas um reflexo dos valores da instituição.

 

Continue lendo em nosso Blog

Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)

Projeto da Sociedade Bíblica do Brasil irá gravar em Colégio Adventista

Prepare-se com Antecedência

O que São os Biomas e quais suas importâncias

Agende uma visita

Deixe seu contato que retornaremos o mais breve possível